Marcadores: desenho, ilustração, jornal
Esse desenho do perfil de uma modelo eu fiz nas aulas do mestre Lydio Bandeira de Mello, artista que tem afrescos em igrejas da Itália e professor que não se incomoda em ensinar o que sabe. Desenho feito com pastel seco sobre papel cinza azulado.
Não me lembro do nome desses noivos simpáticos que encomendaram o desenho, mas desejo a eles uma vida a dois cheia de alegrias. Achei legal eles optarem por serem retratados sem o figurino fraque/vestido branco e véu (que é o mais comum nos desenhos que fiz). A caricatura tem um impacto maior praqueles que conhecem os caricaturados, mas postei a imagem mesmo assim.
Usei papel branco e aquarela pra pintar o elefante e o pássaro. Usei fotos de uma enciclopédia como modelo. A tinta aguada percorre e embebe o papel com suas cores ricas e translúcidas; o desafio está em controlar as manchas pra produzir o efeito esperado.
É engraçado perceber que as referências visíveis no trabalho são muitas... Essas tigelas costumam ter função em rituais afro-brasileiros e as máscaras, de alguma forma, terminaram por lembrar coisas tribais africanas. Enquanto as fazia, porém, eu pensava apenas na dupla figura do antigo teatro grego (tragédia e comédia) e nos rostos caricatos dos desenhos animados contemporâneos. Que bagunça.
